Lista Vermelha das Orquídeas

agosto 08, 2016 Orquidário UEL 2 Comments


Lista Vermelha de espécies brasileiras ameaçadas de extinção - Orchidaceae

Cattleya labiata - Orquidário UEL
Cattleya labiata, a "Rainha do Nordeste" é uma das orquídeas 
presentes na lista vermelha (Foto: Alanis Brito)

Brasil, país de diversidade pela sua flora e fauna, possui também uma alta taxa de desmatamento - sendo um dos grandes problemas ecológicos que o país enfrenta atualmente. São várias as causas, desde a exploração do solo para agricultura e pecuária, caça predatória de animais à urbanização e criação de infraestruturas como pontes e barragens. 
Segundo a SOS Mata Atlântica, Minas Gerais lidera o ranking de desmatamento, seguido por Bahia e Piauí, este último, campeão de desmatamento entre os anos de 2013-2014. Esses três estados se destacam nas colocações por conta do desmatamento identificado nos limites do Cerrado. No caso de Minas Gerais, a perda das florestas nativas se deu pela atividade de mineração. Em decorrência do rompimento das barragens em Mariana no ano passado, houve registro de um desmatamento de 169 hectares na cidade, o equivalente a 65% do total (258 ha).
Carros e destroços de casas em meio a lama após o rompimento de 
barragem de rejeitos da mineradora Samarco no Distrito de Bento Rodrigues, 
Minas Gerais (Foto: Christophe Simon/G1)

Além desses três estados, o Paraná se encontra em alerta vermelho. Enquanto os três primeiros estados lideram a lista geral, o Paraná foi o que mais apresentou aumento emblemático, saltando de 116% de 921 hectares para 1.988 hectares no último período. Vale lembrar que restam somente 3% das florestas que abrigam nossa árvore símbolo, a Araucária, (Araucaria angustifolia), espécie ameaçada de extinção. 
►Os dados completos e o relatório técnico poderão ser acessados aqui
Araucárias no Campus da UEL (Foto: Blog da Fotografia)

As orquídeas também não fogem desses dados. São mais de 470 espécies de orquídeas ameaçadas de extinção. Inúmeros motivos causam o progressivo desaparecimento das orquídeas, e todos são relacionados à atividade humana: expansão das fronteiras agrícolas, queimadas, avanço da especulação imobiliária e da exploração de minérios, além da coleta predatória - este último realizado por colecionadores ou pelo comércio ilegal. O Brasil possui uma vasta diversidade de espécies de orquídeas, totalizando mais de 2.300 espécies representados por 190 gêneros. Acredita-se que muitas espécies tendem a desaparecer antes mesmo de serem catalogadas. 
Orquídea Cyrtopodium lissochiloides, uma das espécies ameaçadas de extinção (Foto: INK 361)
Orquídea Cattleya schilleriana. Ela já é considerada extinta na natureza, fato que leva a ter muito cuidado em seu cultivo de plantas remanescentes, bem como a tentativa de reimplante nos possíveis habitats (Foto: Wikipedia)
Cattleya warneri T.Moore, orquídea ameaçada de extinção. Chamam atenção pelo seu tamanho, mas principalmente pela sua beleza (Foto: Orchids.la) 

A mais recente lista oficial de Espécies da Flora Brasileira Ameaçadas de Extinção, emitida pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (IBAMA), mostra cada espécie de orquídea brasileira ameaçada em ordem alfabética. A lista é de 17 de dezembro de 2014 e o Ministério do Meio Ambiente reconhece as espécies da flora ameaçadas de extinção. 
Segue a lista da Família Orchidaceae:






►Acesse a lista aqui

Nós do Orquidário UEL, produzimos mudas de orquídeas em laboratório para justamente evitar a coleta predatória no ambiente natural, evitando assim, a extinção das espécies. 
Para adquirir algumas de nossas mudas ou plantas com flores, entre em contato por aqui ou venha nos visitar no Orquidário, ficamos abertos para visitas todas as sextas-feiras, das 8h30 às 15h30. Entre aqui para ver as espécies de orquídeas disponíveis para venda.



Fontes: Ibama
             Orquidecampos
             Orquidofilos.com
             SOS Mata Atlântica

Você também pode gostar

2 comentários:

  1. A agricultura e pecuária é um grande problema pra preservação da flora e fauna brasileira. Infelizmente interesses econômicos se sobrepõem à natureza e a longo prazo teremos grandes prejuízos, não só no meio-ambiente, mas prejuízos econômicos também. Parabéns pela matéria, ela abre nossos olhos pra essa questão tão importante: preservação dos recursos naturais! Já vi o orquidário da UEL, é lindo, e não sabia da dessa função, de evitar a coleta predatória. É triste saber que tantas espécies correm risco de extinção. E as fotos ficaram lindas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Karen! Por isso é importante saber de quem você adquire orquídeas ou outros tipos de plantas para não colaborar com coleta predatória. Ter conhecimento de algumas espécies que já apresentam riscos e nem foram estudadas ainda, é necessário para criar uma conscientização no nosso meio e evitar esse prejuízo.

      Excluir